AS DROGAS DE UM MODO GERAL SÃO SUBSTÂNCIAS QUE PRODUZEM MUDANÇAS NAS SENSAÇÕES, GRAU DE CONSCIÊNCIA E NO ESTADO EMOCIONAL DAS PESSOAS.
INCLUI COMO PRODUTOS ILEGAIS: A COCAÍNA, MACONHA, ESCTASY, HEROÍNA, CRACK, MERLA, SOLVENTES OU INALANTES E UMA INFINIDADE DE OUTROS. É TAMBÉM CONSIDERADO DROGAS AS BEBIDAS ALCOÓLICAS, CIGARROS E UMA QUANTIDADE VARIÁVEL DE REMÉDIOS.
SOLVENTES OU INALANTES SÃO, EM SUA MAIORIA PRODUTOS QUE SÃO INDUSTRIALIZADOS, COMBUSTÍVEIS OU DE MATERIAL DE LIMPEZA, QUE SÃO INALADOS COM O INTUITO DE SENTIR ALGUM "BARATO". QUASE TODOS OS INALANTES TORNARAM DROGAS DE USO RECREATIVO, EMBORA A SUA FINALIDADE NÃO TENHAM SIDO FABRICADO PARA ESSE FIM.
TEMOS DADOS POR VOLTA DE 6% DOS BRASILEIROS JÁ INALARAM ALGUM TIPO DE PRODUTO SOLVENTE COMO A COLA DE SAPATEIRO, BENZINA, ÉTER, GASOLINA, ACETONA, ETC.
ALGUNS PRODUTOS ABAIXO QUE SÃO INALADOS DIARIAMENTE COMO DROGAS:
SOLVENTES VOLÁTEIS: - TOLUENO, HEXANO, ACETATO DE ETILA, BENZENO, TRICLOETRIENO E DICLOROMETANO (EX. COLAS, VERNIZES, ESMALTES, TINTAS, REMOVEDORES, LÍQUIDOS CORRETIVOS, GASOLINA, TINTAS SPRAY, FIXADORES DE CABELOS, DESODORANTES).
GASES: - BUTANO, PROPANO, FREON (EX. GÁS DE ISQUEIRO, COZINHA, GELADEIRA).
ÉTER, CLOROFÓRMIO, ÓXIDO NITROSO: - (EX. ANESTÉSICOS).
ÉTER, CLOROFÓRMIO, ACETATO DE ETILA: - (EX. LANÇA-PERFUME, CHEIRINHO DE LOLÓ).
OS EFEITOS DO USO DE INALANTES APARECEM E DESAPARECEM RAPIDAMENTE EM POUCOS SEGUNDOS DEPOIS DE CHEIRADOS E OS SEUS EFEITOS SÃO IMEDIATAMENTE SENTIDOS.
A INALAÇÃO DESSES SOLVENTES PROVOCA EUFORIA CARACTERIZADA POR UMA CABEÇA LIVRE, GIRANDO E FANTASIAS QUE PARECEM REAIS.
ESSAS SENSAÇÕES ACABAM EM POUCOS MINUTOS POR ISSO QUE OS USUÁRIOS DE INALANTES COLOCAM NUM SACO PLASTICO, E FICAM CHEIRANDO DURANTE MUITO TEMPO.
MUITOS JOVENS MORREM QUANDO USAM INALANTES E CHAMAMOS DE " MORTE SÚBITA ", ESSAS MORTES SÃO CAUSADAS POR FALÊNCIA CARDÍACA, OUTRO FORMA DE MORTE É POR SUFOCAMENTO, O USUÁRIO DESMAIA COM O SACO PLASTICO NA BOCA E NARIZ E MORRE POR FALTA DE AR.
OUTROS FATORES MENOS TRÁGICOS, MAS SÉRIOS, SÃO OS DANOS AO FIGADO E RINS, PERDA DE PESO, FERIMENTOS NO NARIZ E BOCA.
EM USUÁRIOS QUE UTILIZAM SOLVENTES OU INALANTES ABUSIVO E CRÔNICO, ELES PODEM CAUSAR DANOS IRREVERSÍVEIS NO CÉREBRO.
OS INALANTES TAMBÉM CAUSA DEPENDÊNCIA.