VOCÊS PAIS QUE TEM FILHOS ESTUDANDO EM UMA ESCOLA PÚBLICA, JÁ PENSOU OU SE QUESTIONOU QUE O SEU FILHO ESTÁ REALMENTE APRENDENDO E SE O SISTEMA DE ENSINO FUNCIONA OU É O DA MELHOR ESCOLHA.
NÃO SÃO POUCOS OS ALUNOS QUE NÃO TEM QUALQUER INTERESSE EM ESTUDAR E DESISTEM NAS PRIMEIRAS SÉRIES ESCOLAR E A MAIORIA APRESENTA DIFICULDADES NO DITADO E NAS CONTAS DE MATEMÁTICA.
A MAIORIA DOS PAIS AFIRMA QUE SE TIVESSEM DINHEIRO PAGARIA UMA ESCOLA PARTICULAR PARA OS SEUS FILHOS. ASSIM QUE ESSES ALUNOS CHEGAREM AO MERCADO DE TRABALHO OU ATE INICIAR UMA FACULDADE VAI FALTAR BASE A TODOS ELES.
UM ESTUDO DE UM DETERMINADO SINDICATO REVELA QUE QUASE METADE DOS ALUNOS (46%) JÁ PASSOU DE ANO SEM SABER O CONTEÚDO DAS MATÉRIAS.
A MAIORIA DAS ESCOLAS PÚBLICAS BRASILEIRAS UTILIZA O SISTEMA DE APROVAÇÃO AUTOMÁTICA, NO QUAL OS ALUNOS NÃO SÃO REPROVADOS, ESTE SISTEMA EMPREGADO HÁ ANOS, SURGIU PARA DIMINUIR A EVASÃO ESCOLAR, DAR MAIS TEMPO DE ALFABETIZAÇÃO E AJUDAR NA AUTOESTIMA.
É ILUSÃO ACREDITAR QUE O PROBLEMA E SÓ DA ESCOLA, MUITOS PROFESSORES NÃO ESTÃO PREPARADOS PARA LIDAR COM MUDANÇAS.
OS PROFESSORES NÃO DEVEM MAIS SER APENAS PASSADORES DE CONTEÚDO, MAS MEDIADORES DE APRENDIZAGEM, ATRAINDO OS ESTUDANTES PARA APRENDER, INCLUSIVE EM NOVAS TECNOLOGIAS.
O PAPEL DA FAMÍLIA TAMBÉM É IMPORTANTE NO SENTIDO DE PARTICIPAR DA VIDA ESCOLAR DO ALUNO.
O GOVERNO CABE INVESTIR NA EDUCAÇÃO PÚBLICA, NA ESTRUTURAÇÃO DA ESCOLA, NA FORMAÇÃO E NO APERFEIÇOAMENTO DOS PROFESSORES.
OS DIRETORES DAS ESCOLAS DEVEM SER MAIS CAPACITADOS PARA REALIZAR UMA BOA ADMINISTRAÇÃO PEDAGÓGICA E NA DA CONSERVAÇÃO, MANUTENÇÃO E DAS NECESSIDADES DE MATERIAL PARA O BOM DESENVOLVIMENTO DA ESCOLA. HOJE A MAIORIA DELES SÃO TOTALMENTE DESQUALIFICADOS PARA A DEVIDA FUNÇÃO.
OS PROFESSORES DEVEM ESTAR COMPROMETIDOS COM O APRENDIZADO DOS ALUNOS E INOVAÇÃO DAS AULAS, TORNANDO-AS MAIS INTERESSANTES, PRENDENDO OS ALUNOS DENTRO DAS SALAS DE AULA E TAMBÉM DEIXANDO DE LADO AS ATIVIDADES E PREOCUPAÇÕES SINDICAL.
OS PAIS TAMBÉM DEVE FAZER O SEU PAPEL E COBRAS DA DIREÇÃO E DO GOVERNO AS MELHORES CONDIÇÕES NAS ESCOLAS.
O BRASIL ESTÁ EM 88º NA POSIÇÃO DE UM TOTAL DE 122º QUANDO SE TRATA NA EDUCAÇÃO, A FINLÂNDIA LIDERA O ESTUDO E A LANTERNA É O IÊMEN.