Eu comentei com alguns dos meus amigos que eu não iria comentar o desastre da nossa seleção brasileira de futebol na Copa do Mundo realizada aqui no Brasil, mas como todos dizem por aí que todo brasileiro existe dentro de si um técnico de futebol em potencial, então eu resolvi falar o que u penso a respeito.
Em primeiro lugar o erro inicial da humilhante trajetória iniciou com o comando da CBF indicando para o cargo de técnico de um incompetente chamado Mano Menezes, um técnico mediócre e que falava muito e não realizava nada de útil e proveitoso, ele não tinha comando, convoca e escalava mal a seleção e mais uma vez não conseguiu trazer uma medalha olímpica no futebol. a CBF como sempre visa sempre os lucros de seus patrocinadores e realizava apenas amistosos com seleções fracas e quando ganhava era só festa e uma seleção imbatível, não jogamos com nenhuma seleção mundial de expressão para o andamento do trabalho. Não tínhamos uma formação básica, nenhum esquema tático e sem projeto algum para o futuro.
Depois da passagem melancólica de Mano na seleção nos empolgamos com o retorno de Felipão e do Parreira, dois ultrapassados no futebol, sem tirar os seus méritos de já serem campeões anteriormente, mas vieram sem nenhuma novidade e com experiência renovada e atualizada, eles vivendo só do passado. Não trouxeram nada de técnicas inovadoras de acompanhamento de outras seleções mundiais, achando que eramos tetra campeão e que todo mundo tremia ao ver a camisa amarelinha a sua frente, pura balela nem o Taiti tem medo ou treme ao enfrentar o Brasil.
Ganhamos a Copa das Confederações e vencemos a equipe campeão mundial, a Espanha, pura enganação as seleções que vieram para a Copa tinham pouco interesse e visavam somente a preparação para o mundial, a Espanha também não era aquele bicho papão. Na Copa do mundo a Espanha, Itália, México, Japão, Uruguai e outras todas decepcionaram na Copa e sempre não enfrentamos seleções de gabarito e técnica.
O Felipão e a Comissão Técnica brasileira iludiram os brasileiros e achava que com aquele timeco seríamos campeão. Futebol tem que ter técnicas, evolução, defesa, meio de campo e ataque, Felipão não conseguiu montar esquemas táticos para cada partida e deixou de convocar jogadores armadores e finalizadores e ele só tinha apenas um esquema tático e ultrapassado, tudo era igual e tudo previsível para todos os nossos adversários, até nas suas substituições todo mundo já sabia quem entrava e quem saia, enquanto os nossos adversários e outras seleções da copa vinham com esquemas e formações diferentes para cada partida.
O Felipão deixou de mesclar jogadores novos com a experiência, jogadores de estilos diferentes e treinado com várias formações para mudar o panorama de uma partida. Os armadores da seleção era o Júlio Cesár e o David Luís que só davam chutes para a frente. Deixamos de fora jogadores de criação e que talvez poderiam ser utilizados como o Kaká, Robinho, Arouca, Luís Fabiano, Alan Kardec ou até Ganso e Ronaldinho Gaúcho.
Para iniciar uma nova era podemos aproveitar e lapidar alguns jogadores dessa atual seleção como o Maicon, Vitor, David Luís, Thiago Silva, Marcelo, Oscar e Neymar o resto pode se jogar tudo no lixo. Lembramos ainda que para melhorar precisa de um técnico inovador e moderno, acho que agora chegou a hora do Zico (experiência nacional e internacional, em clubes e seleções, não fala bobagens é sério e já participou da seleção brasileira como jogador e na comissão técnica. Há cuidado que pode aparecer a volta do Dunga e do Tite um também ultrapassado.
O Brasil não é de um só jogador é um conjunto e futebol é um esporte coletivo e cada um tem a sua função. A Alemanha tem um time e não só um craque.
Lembro também que hoje não temos uma safra de bons jogadores e sem falar de técnicos, mas podemos procurar e achar para termos uma equipe. Chega de jogadores que jogam fora do Brasil, aqui temos bons jogadores. Torcemos para nos classificar para o mundial de 2018 na Rússia.
Parreira obrigado por você ter se aposentado do futebol, agora só falta o Felipão e toda essa geração da equipe técnica, desde o roupeiro até o mais graduado, renovação total.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário