22 de abril de 2013

" LUTA NA ESCOLA PÚBLICA "

PIADA DO ENSINO PÚBLICO
Hoje dedico um pouco de meu tempo com uma singela ajuda no ramo da educação, faço parte de um grupo de pessoas que se dedicam em auxiliar e contribuir para a melhoria da qualidade do ensino e das condições do aluno na escola pública em nossa comunidade.


Trabalhamos em um Colégio estadual onde lecionam 1.600 alunos no ensino fundamental ao médio e são distribuídos em 3 turnos escolares (Manhã, Tarde e Noite).

Meus comentários podem ser interpretados como um falatório ou de criticas severas ao sistema de ensino e principalmente aos pais, mas é um desabafo do que passamos em nosso dia e ainda indignação quanto ao descaso dos pais (Pai e Mãe), responsáveis e dos próprios familiares dos pequenos notáveis em sua formação escolar para uma vida futura. Quero me referir ao relapso no acompanhamento do responsável quanto a sua rotina escolar. A grande maioria dos pais desconhecem a planta básica da escola, seu funcionamento, regulamentos e horários, da rotina diária das aulas e até qual o numero da sala em que o aluno estuda.


ESCOLAS PELO BRASIL
Pais desconhecem colegas de sala, os amigos do convívio, os professores, quem dirige e administra o colégio, seus funcionários e como e a relação entre seus filhos e demais alunos, não conhecem plenamente as pedagogas dos filhos e muito menos o que estes profissionais realizam ou do acompanhamento da vida escolar de seus filhos.

Fico pasmo em saber que boa parte esta semi abandonado ao pátio da escola e sem um acompanhamento mais sério de seus tutores, eu creio que tais pais entregam as crianças à escola empurrando suas próprias responsabilidades básicas para os mestres e até para a própria escola. É sabido que mães e pais jogam seus filhos para o convívio escolar não com a preocupação do estudo, mas muitas vezes para as mesmas não permanecerem em casa e talvez criar algum problema, ou talvez a escola  mantém uma merenda escolar salutar e que não criaria gastos domésticos e ainda grande parte pelo trabalho dos pais fora e não ter com quem deixar as crianças. Uma das mentalidades erronia e também comum é que os mestres tem a obrigação de educador dos filhos e acham mais fácil jogar a sua incompetência familiar para dentro da escola.


SITUAÇÃO DE ESCOLA PÚBLICA
Outro dos pensamentos mais comuns que podemos observar por parte das mães modernas é que os seus filhos podem ficar grande parte do tempo dentro de uma escola ou em até clubes de esportes para que ela possa ter mais tempo na sua carreira profissional ou até de outros interesses, deixando aí mais uma vez o estudo o acompanhamento e o estudo dos filhos em plano secundário.

No colégio encontramos tipos de alunos: estudiosos, inteligentes, delinquentes, com dificuldades de aprendizado, violentos, dóceis, meigos, bagunceiros, rebeldes, pobreza no curriculum, fome, mães relapsas, pais alcoólatras e drogados e uma infinidade de perfis de personalidade, mas é na escola que o aluno vai permanecer a maior parte do seu tempo e lá talvez encontrar algum tipo de refugio ou de apoio e tentar administrar o seu problema. Diretores, professores, pedagogas e auxiliares é quem acompanham esses fatos e talvez também no auxilio de alguma ajuda. É logico que não podemos deixar de observar que alguns tem um maior comprometimento e outros acham que não é de sua responsabilidade, mas o nosso objetivo é que cada um contribua com a sua parte.


ALUNOS EM AULA
Em nossa pesquisa não são somente os pais responsáveis que contribuem para as falhas na escola pública, o governo tem a sua culpabilidade também quando cria leis desnecessárias como a de limitar o numero de alunos em sala de aula e vários fatores determina a qualidade do ensino como: falhas metodológicas, modelos errado, dados errado, também desde que haja material didático, local adequado, livros e que ali realmente ensine o bem essencial, aritmética, o bom uso da linguagem, noções básicas de história, geografia para que pelo menos saiba de nossa localização e demais materiais necessários. E muito importante e que tenha professores interessados, comprometidos com a educação e muito bem preparados e que sejam exigidos.

Um bom professor exerce influência sobre os seus alunos não apenas durante o período escolar, mas por toda a sua vida. Professores que faltam a aula tem alunos que aprendem menos, quanto mais sindicalizados os professores mais eles faltam e mais insatisfeitos estão com a carreira, estes são alguns fatores determinantes para a melhoria da escola pública e do seguimento pelos pais.


MODELO DE ESCOLA PÚBLICA
Necessitamos de um maior envolvimento de todos os envolvidos na educação, para com os alunos e na escola. Esse comprometimento tem que começar e iniciar pelos próprios pais com uma maior aproximação junto a escola de sua comunidade, participando de todas as reuniões e demais atividades escolares, visitas constantes nas dependência do colégio, comunicação mais curta entre os educadores dos filhos e auxiliar em qualquer tipo de atividade em que a escola solicitar e se fazer presente, só assim conseguiremos dar um largo passo na melhoria de educação e da nossa escola.