PIADA DO ENSINO PÚBLICO |
Trabalhamos em um Colégio estadual onde lecionam 1.600 alunos no ensino fundamental ao médio e são distribuídos em 3 turnos escolares (Manhã, Tarde e Noite).
Meus comentários podem ser interpretados como um falatório ou de criticas severas ao sistema de ensino e principalmente aos pais, mas é um desabafo do que passamos em nosso dia e ainda indignação quanto ao descaso dos pais (Pai e Mãe), responsáveis e dos próprios familiares dos pequenos notáveis em sua formação escolar para uma vida futura. Quero me referir ao relapso no acompanhamento do responsável quanto a sua rotina escolar. A grande maioria dos pais desconhecem a planta básica da escola, seu funcionamento, regulamentos e horários, da rotina diária das aulas e até qual o numero da sala em que o aluno estuda.
ESCOLAS PELO BRASIL |
Fico pasmo em saber que boa parte esta semi abandonado ao pátio da escola e sem um acompanhamento mais sério de seus tutores, eu creio que tais pais entregam as crianças à escola empurrando suas próprias responsabilidades básicas para os mestres e até para a própria escola. É sabido que mães e pais jogam seus filhos para o convívio escolar não com a preocupação do estudo, mas muitas vezes para as mesmas não permanecerem em casa e talvez criar algum problema, ou talvez a escola mantém uma merenda escolar salutar e que não criaria gastos domésticos e ainda grande parte pelo trabalho dos pais fora e não ter com quem deixar as crianças. Uma das mentalidades erronia e também comum é que os mestres tem a obrigação de educador dos filhos e acham mais fácil jogar a sua incompetência familiar para dentro da escola.
SITUAÇÃO DE ESCOLA PÚBLICA |
No colégio encontramos tipos de alunos: estudiosos, inteligentes, delinquentes, com dificuldades de aprendizado, violentos, dóceis, meigos, bagunceiros, rebeldes, pobreza no curriculum, fome, mães relapsas, pais alcoólatras e drogados e uma infinidade de perfis de personalidade, mas é na escola que o aluno vai permanecer a maior parte do seu tempo e lá talvez encontrar algum tipo de refugio ou de apoio e tentar administrar o seu problema. Diretores, professores, pedagogas e auxiliares é quem acompanham esses fatos e talvez também no auxilio de alguma ajuda. É logico que não podemos deixar de observar que alguns tem um maior comprometimento e outros acham que não é de sua responsabilidade, mas o nosso objetivo é que cada um contribua com a sua parte.
ALUNOS EM AULA |
Um bom professor exerce influência sobre os seus alunos não apenas durante o período escolar, mas por toda a sua vida. Professores que faltam a aula tem alunos que aprendem menos, quanto mais sindicalizados os professores mais eles faltam e mais insatisfeitos estão com a carreira, estes são alguns fatores determinantes para a melhoria da escola pública e do seguimento pelos pais.
MODELO DE ESCOLA PÚBLICA |
Ótimas colocações! Concordo em gênero número e grau! A quantidade de responsáveis por criança em idade escolar que não acompanham as crianças é imensa! Muitos só comparem à escola depois de intimados pelo conselho tutelar! Sendo que o acompanhamento das crianças na escola é uma obrigação dos pais ou responsáveis e está previsto em lei! Uma vez que segundo a LDB 9394/96 a educação é de responsabilidade do Estado, da família e da sociedade.
ResponderExcluir